MORACEAE

Maclura brasiliensis (Mart.) Endl.

Como citar:

Massimo Giuseppe Bovini; Tainan Messina. 2012. Maclura brasiliensis (MORACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

EN

EOO:

0,00 Km2

AOO:

8,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

No Brasil é encontrada apenas no Estado do Rio de Janeiro (Romaniuc Neto et al., 2012), nas restingas de Cabo Frio (Pederneiras et al., 2011). Ocorre de forma disjunta a subpopulações encontradas em Honduras, Venezuela, Bolívia e Peru (Berg, 2001). Ocorre até 1350m de altitude (Berg, 2001).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Massimo Giuseppe Bovini
Revisor: Tainan Messina
Critério: B1ab(i,ii,iii)
Categoria: EN
Justificativa:

No Brasil a espécie é encontrada nas Restingas do município de Cabo Frio, Rio de Janeiro. Tem EOO de 399,33 km² e está sujeita a uma situação de ameaça. As Restingas da região Sudeste do Brasil apresentam alto grau de impacto por ações antrópicas causado, principalmente, pela especulação imobiliária. Dessa forma, pode-se afirmar que a espécie vem sofrendo drástico declínio em sua área de ocupação, extensão de ocorrência e qualidade do hábitat. Sugerem-se medidas de conservação urgentes para <i>M. brasiliensis.</i>

Perfil da espécie:

Obra princeps:

A IUCN registra o nome da espécie como Maclura braziliensis (World Conservation Monitoring Centre, 1998). Descrição em Pederneiras et al. (2011).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Sim
Detalhes: Em excursões feitas por Pederneiras et al. (2011) a espécie não foi reencontrada em Cabo Frio.

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Ocorre em bordas de floresta, ao longo de riachos, florestas secas ("chaco scrub"; Berg, 2001) e em restinga em Cabo Frio (Pederneiras et al., 2011).
Habitats: 13 Marine Coastal/Supratidal
Detalhes: Liana, arbusto ou árvore (Berg, 2001) encontrada na Mata Atlântica (Romaniuc Neto et al., 2012), em bordas de floresta, ao longo de riachos, florestas secas ("chaco scrub"; Berg, 2001). No Brasil é encontrada apenas nas restinga de Cabo Frio (Pederneiras et al., 2011).

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.4.2 Human settlement high
As Restingas de Cabo Frio são afetadas pela expansão urbana, queimadas e retirada de madeira (Bohrer et al., 2009).

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.1.1 International level on going
"Pouco preocupante" (LC) de acordo com o World Conservation Monitoring Centre, 1998 (IUCN, 2011).